quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Art Pop



A Art Pop, reflectiu um espírito de uma época e de uma geração a do flower power. Um grande movimento cultural dos anos sessenta que nasceu nos Estados Unidos.
Os temas, as formas e os meios da pop art denotam claramente as características essenciais que temos o hábito de associar à atmosfera daquele período da segunda metade da década de sessenta e ao espírito dos homens que viveram nessa época.

Psicadelismo

Movimento da época. Uma atitude de rejeição ao convencionalismo da cultura rock-folk. Exprimia-se de uma forma visual com espectáculos de luz, baseados em projecções sobre as paredes ou sob corpos nus dançando aos som da música em happenings e concertos. Assim nasceu uma estética psicadélica.

Justo é realçar um nome ligado ao pop, Andy Warhol, produtor da famosa banda Velvet Underground & Nico, um dos mais influentes e importantes da cena musical de Nova Iorque. Outros nomes deram igualmente um extraordinário contributo e que estão na memória daqueles viveram aquela época. Jimmi Hendrix, Jefferson Airplane, Yardbirds, Pretty Things e os Cream, que vemos a capa de um dos seus álbuns mais acima. Até mesmo os Beatles, os Sones e Pink Floyd no outro lado do Atlântico.

Quer no cinema, na literatura e nos temas das canções foram igualmente abordados temas que tiveram expressão no psicadelismo.




Sem comentários: